Desde o começo deste ano de 2021, o artista urbano Bonga Mac vem transformando a rotina de muita gente por meio de seu trabalho artístico: o projeto Kombozas.

Kombozas: Após customizar kombis de graça, artista urbano incentiva perueiros a levar alimentos a quem precisa

Artista personaliza peruas e incentiva seus donos a transportarem alimentos para instituições beneficentes, nas regiões periféricas de São Paulo

Desde o começo deste ano de 2021, o artista urbano Bonga Mac vem transformando a rotina de muita gente por meio de seu trabalho artístico: o projeto Kombozas.  Por meio da técnica do grafitti, com que atua desde a década de 90, por influência da cultura hip hop, ele vem customizando kombis novas e velhas, gratuitamente, de todos os perueiros interessados.

Uma águia que parece ganhar vida, um lobo cujo olhar aparenta nos observar profundamente, borboletas que tornam o visual mais leve são algumas das dezenas de pinturas realizadas pelo Bonga, graças ao projeto. Agora, ele quer transformar a vida de mais pessoas por meio de uma ação solidária. Ela consiste em mobilizar os perueiros atendidos pelo Kombozas a transportarem alimentos para instituições beneficentes nas regiões periféricas da cidade de São Paulo.

“Depois de levar alegria a feirantes, coletores de resíduos sólidos, moradores de kombis e muitos outros que tiveram suas peruas customizadas, eu pretendo me unir a essas pessoas para, juntos, levarmos alimento a quem precisa”, afirma o artista. Trata-se de uma espécie de corrente do bem, já que, segundo ele, muitos que foram presenteados com a sua intervenção artística em seus veículos se sentiram inspirados a ajudar outras pessoas e não pensaram duas vezes, ao aceitarem o convite feito pelo artista.

Morador de Caieiras, Bonga já personalizou centenas de kombis e pretende alcançar a marca de 50 peruas pintadas, a fim de gerar 100 registros fotográficos, incluindo as duas laterais, para publicá-los em uma obra impressa. Ele ainda pretende quebrar o recorde de artista urbano com o maior número de peruas pintadas para integrar o Guinness Book.

Além do Kombozas, o grafiteiro já realizou uma série de outras pinturas no Brasil e no exterior, além de desenvolver uma série de trabalhos como arte-educador, incluindo projetos que incentivam a difusão da cultura hip hop, juntamente com crianças e adolescentes, por meio de oficinas, reuniões, debates e mostras.

Desde o começo deste ano de 2021, o artista urbano Bonga Mac vem transformando a rotina de muita gente por meio de seu trabalho artístico: o projeto Kombozas.

Sobre o artista:

Donizete de Souza Lima, conhecido como Bonga, é artista visual, arte educador, escritor e empresário da Bonga Produções. Seu estilo está presente em estados como São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além de países como Chile, Canadá, França, Bélgica, Itália, Equador e Peru. Seus trabalhos também podem ser encontrados em livros, artigos e revistas. Também é co-autor do livro Tinta Loka Street Book (2017).

Para saber mais, acesse: originalbonga.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *